Sobreposições Imprecisas

Elaine Tedesco

 

Editora: Escrituras

Ano de publicação: 2003

ISBN: 85-7531-100-X

Nº. de páginas: 96

Dimensões: 16 X 23 cm

Documento Areal 4

Sobreposições Imprecisas resulta da participação de Elaine Tedesco no Projeto Areal. Produto híbrido de um tempo situado entre a tradição e o desconhecido, o livro é pleno da elaboração e estranheza visual que marcam as fotografias da artista. As imagens deixam entrever a desconcertante inserção do trabalho de Elaine Tedesco no lugar escolhido por ela para suas intervenções, o amplo e vazio horizonte da metade sul do Rio Grande do Sul.

Com a publicação de Sobreposições Imprecisas, quarto volume da série Documento Areal, cumpre-se um dos principais objetivos do Projeto Areal: o de trazer a público o ponto de vista do artista sobre sua produção, estendendo o exercício de autoria às etapas de documentação e publicação da arte. Ao viabilizar a produção de trabalhos e publicações de artistas participantes, o Projeto Areal, contemplado pela segunda seleção do Programa Petrobrás Artes Visuais, intercepta o processo artístico em um momento anterior à situação de exposição e catalogação histórica, buscando situá-lo em um ponto de interseção entre a vida e a arte.

Segundo Maria Helena Bernardes, “atraída pelo lume de um farol avistado do outro lado da Lagoa dos Patos, Elaine Tedesco iniciou um percurso por pequenos povoados litorâneos e da zona central do Rio Grande do Sul, carregando consigo objetos e imagens que há muito desejava ver agregados a essa paisagem esvaziada. As interferências que a artista realizou em seu trabalho no Projeto Areal sugerem uma experiência artística infinita, despojada de culminância ou centro. Em seus deslocamentos por cidades, povoados, praias, campos e lagoas, Elaine Tedesco transportou seu pensamento sob forma de imagens carregadas de ‘vida vivida’ nesta paisagem que desde sempre impregnou seus olhos e que ­– parafraseando Mônica Zielinsky –­ nos é ‘dada ao olhar’ ao longo das páginas de Sobreposições Imprecisas”.