• trabalhos/works

  • sobre/about

  • projetos/projects

  • livros/books

  • extensão/extension

  • contato/contact

  • More

    migração

     

    instalação

    filme digital - loop

    12 fotografias

     

    migração

    filme digital

    130min.

    4:3 - pb - som

    2002 2003

     

    migração

    série fotográfica

    12 imagens

    dimensões variadas

     

    Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

    Composto por um filme e uma série de doze fotografias, esta instalação apresenta obras relativas ao período de realização da ação Migração de André Severo.

     

    Desenvolvida dentro do quadro de atividades do projeto Areal, Migração consistiu na realização de uma  série  de  viagens por diferentes cidades da região da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

     

    Nessas localidades foram escavados, deslocados e intercambiados, aproximadamente 450 Kg de material residual recolhido de terrenos previamente escolhidos. O marco inicial do trabalho deu-se em um depósito alugado na cidade de Porto Alegre, onde foi realizada uma série de escavações diretamente no chão. Estas escavações produziram doze buracos que permaneceram abertos durante todo o tempo de execução da ação. O material retirado dos buracos foi armazenado em sacos de algodão; e este gesto deu início a um percurso migratório com duração de doze meses. Periodicamente, em locais específicos do trajeto, foram feitas novas escavações e efetuados os soterramentos do material proveniente do último local visitado – seguindo-se um movimento contínuo de escavar um número similar de buracos, retirar novos materiais, preencher os sacos e transferir seu conteúdo para o próximo  sítio  do  roteiro.   A ação se concluiu com o retorno ao ponto de partida: onde foram enterrados, nos mesmos buracos que originaram a matéria para o primeiro deslocamento, porções de solo provenientes de cada uma das localidades visitadas.

     

    Durante os deslocamentos, o artista produziu também um texto que estabelece uma relação de coexistência com as ações, afetando-as e sendo afetado por elas, sem que uma parte se subordinasse à outra. O texto, acompanhado de um ensaio fotográfico realizado por Paula Krause, foi publicado em Consciência Errante, quinto volume  da  série  Documento Areal.

     

    Tanto o filme quanto a série fotográfica Migração são compostos pelos registros fotográficos e videográficos realizados por Paula Krause durante a execução da  ação conduzida por André Severo entre os anos de 2002 e 2003. 

     

    migração (série fotográfica)