O + é deserto

Hélio Fervenza

 

Editora: Escrituras

Ano de publicação: 2003

ISBN: 85-7531-080-1

Nº. de páginas: 96

Dimensões: 16 X 23 cm

Documento Areal 3

O + é deserto é o terceiro volume da série Documento Areal, que traz a público uma coleção inédita de documentos elaborados por artistas visuais sobre suas obras, além de objetivar a publicação de outros materiais de interesse para a arte contemporânea. O livro é uma reunião inédita de ensaios e imagens de trabalhos de Hélio Fervenza coletados e diagramados pelo autor, convidado a participar da série por sua significativa contribuição como artista e ensaísta no panorama da nova produção.

O título do livro deixa transparecer o repertório visual do artista e o cerne de suas reflexões como ensaísta, pois, tal como o deserto, sua produção intelectual escapa à percepção imediata e não se abriga na literalidade. A intensa atividade intelectual de Hélio Fervenza revela um artista inquieto diante dos problemas da criação, bem como do universo de valores sociais, políticos e econômicos envolvidos na inscrição da obra de arte no sistema que a legitima e põe em circulação.

Concebido e desenhado pelo próprio Fervenza, O + é deserto ganha a relevância de uma apresentação de próprio punho do artista sobre seu pensamento e obra. Ao viabilizar a produção de trabalhos e publicações de artistas convidados, o Projeto Areal, contemplado pela segunda seleção do Programa Petrobrás Artes Visuais, intercepta o processo artístico em um momento anterior à situação de exposição e catalogação histórica, buscando situá-lo em um ponto de interseção entre a vida e a arte.